S.Torcato
Uma das Freguesias pertencentes ao Concelho de Guimarães. São Torcato tem 3 624 habitantes e uma densidade de 343,2 hab/km2.
O seu orago é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado nesta freguesia.

Trata-se de um vale rico em vinha e milho, bastante bem preservado, e um belíssimo Santuário de deixar-nos boque-abertos, pelas suas dimensões e arquitectura (Séc. XIX). Pelo facto de se encontrar para o interior do concelho de Guimarães, encontra-se ainda pouco conhecido aos olhos dos trilhentos turistas que visitam diáriamente Guimarães.

Feira dos 27
A primeira festa do ano é realizada a 27 de Fevereiro (feriado na vila), conhecida geralmente como a “Feira dos 27”. Esta festa é já um marco importante na história da vila. A sua origem não é ao certo conhecida, mas sabe-se que são festejos de idade secular. Estes festejos levam à Vila de S. Torcato milhares de forasteiros, e do programa consta habitualmente a bênção dos animais, uma feira franca e um concurso pecuário.
Pequena romaria
Em 15 de Maio realiza-se a pequena romaria. Esta consta de uma romagem à capela onde foi encontrado o Santo. Após a Eucaristia realiza-se um arraial com cantares ao desafio e danças populares. É também habitual, as pessoas beberem água da fonte do santo, como cura para certos males.
Romaria Grande
No entanto, uma das tradições mais conhecidas é a de realizar todos os anos, no primeiro domingo de Julho, aquela que era chamada de "a maior romaria do Minho".
Estes festejos têm geralmente a duração de 4 dias (Quinta, Sexta, Sábado e Domingo). Na sexta-feira e sábado à noite, podem ser observados grandiosos espectáculos pirotécnicos, sendo que o espectáculo de sábado chega a completar quase hora e meia de duração, durante a qual se pode observar fogo cruzado de jardim, fogo preso e fogo de canas.
No domingo, às 11 da manhã realiza-se a Solene Eucaristia, no Santuário de S. Torcato. Já de tarde (por volta das 17:30 horas, geralmente) assiste-se à grandiosa procissão em honra de S. Torcato, a qual é constituída por carros alegóricos, figurinos e demais andores. Os carros alegóricos (apenas 2) são tradição única a nível nacional. São enfeitados a cetim, e transportam pequenos grupos de raparigas que cantam cânticos alusivos ao santo.
Feira da Terra
Nestes últimos anos, tem se realizado no terreiro do Mosteiro uma feira de artesanato (8 dias após a Romaria Grande). A Feira da Terra, assim denominada, contém diversas mostras de artesanato e gastronomia, bem como espectáculos culturais. Tem vindo a apresentar uma enorme expansão. Nos seus festejos, o Grupo Folclórico da Corredoura, inclui também a Festa do Linho, a realizar no sábado de tarde. Esta festa tem como objectivo mostrar aos visitantes o processo de fabricação do linho.

Festa da Juventude
Nos últimos anos, tem sido realizada também a Festa da Juventude, no Parque do lago, cenário ideal para festas do género, reunem-se Jovens da Freguesia de S.Torcato e de Freguesias vizinhas com o intuito de festejar a sua jovialidade! Esta iniciativa surgiu da necessidade de realização de eventos do género na região. A Festa tem data marcada para o primeiro fim de semana de Setembro de cada ano...