Casa da Musica - Porto Capital Europeia da Cultura 2001 - Visita interior e exterior em panoramicas esfericas 360º

A Casa da Musica no Porto projectada pelo arquitecto Rem Koolhaas foi o simbolo do "Porto Capital da Cultura 2001", tendo demorado 5 anos para ficar concluido, e custou aproximadamente 100 milhões de euros.

Todo a envolvente funciona como parte estrutural, construida em betão armado com paredes de 40cm inclinadas em vários angulos. Estas paredes exteriores em conjunto com as lajes e as duas paredes mestras actuam em conjunto como um bloco só, como peça fundamental na estrutura. Para ser possivel a construção deste edificio, a empresa de Engenharia Estrutural desenvolveu junto com o Constructor, um plano sequencial de 85 fases de construção, e cada uma destas fases teve o seu próprio estudo estrutural. Foram necessarios 13 meses de estudo para a decisão da exequibilidade deste edificio.

O núcleo central desta estrutura são ambas paredes de 1m de espessura de cada lado do auditório principal, e que sobem desde as fundações até à lage do Restaurante. Quase todas as soluções de acabamentos foram re-inventadas especificamente para este edificio.

O Auditorio principal foi contruido como uma caixa totalmente independente do edificio, através de apoios resilientes. Os vãos envidraçados compostos por Vidro Coorrugado, estão suspensos por cabos de aço, para que não transmitam a vibração do exterior para o interior e vice-versa. O nivel de isolamento acústico conseguido é de 75dB.

1 -Fachada exterior R.5Outubro 1 5-Escada Foyer 9-Loby entrada 13-Anfiteatro Terraço
2 -Fachada exterior R.5Outubro 2 6-CyberSpace 10-Foyer nivel 2 14-Bar principal

3-Fachada exterior Rotunda 7- Foyer Poente 11-Auditório 2 15-Sala VIP
4-Entrada principal 8- Auditorio 1 12-Terraço de cobertura 16-Foyer Cafe

Galeria de fotos 2D