Visita virtual à cidade do Porto em panoramas 360º
VisitaVirtual à Igreja de S. Francisco
Retábulo da Abside

Get Adobe Flash player

Abside mor

As igrejas dos conventos Franciscanos caracteristicam-se pelas cabeceiras compostas de 3 capelas absidíolos, poligonais, reforçadas por contrafortes escalonados, janelas estreitas e altas de arco apontado, e abóboda artesonada em pedra.
Sendo a central (esta onde nos encontramos, de dimensões maiores do que as duas laterais.
A partir de 1595 esta igreja começa a receber vários retábulos de talha dourada, com pinturas. Estes seriam ainda renascentistas, cuja estrutura ainda aparece num retábulo da nave lateral. Esses primeiros retábulos renascentistas foram sendo substituidos pelos actuais, a partir de 1718. A fase barroca da talha portuguesa tem inicio por volta de 1695 ( F.Sampaio)
Dentro do Barroco português, temos 3 sub-estilos : Nacional, Joanino e Rocaille (Rócócó).
Nos anteriores retábulos renascentistas, embora em talha dourada, possuiam uma estrutura mais clássica, mais apegada à geometria ortogonal. A talha dourada do Barroco essa apenas mantem de ortogonal, a verticalidade das colunas salomónicas, mas todo o resto da composição é mais organica e muitissimo exuberante, com motivos florais, anjos, frutos, passaros, etc etc. Este estilo exuberante barroco necessitava de boa luz natural para produzir o efeito pretendido junto aos crentes, para os cativar. É o caso desta igreja Franciscana, que de todas que já vi até hoje, é das mais dificeis de fotografar, pelos extremos contrastes de luz natural no seu interior. A luz entra pelas generosas janelas da fachada sul, criando o efeito sénico pretendido pelo barroco da talha dourada.

iOS 360º Panorama
Planta da Igreja