Visita virtual à cidade do Porto em panoramas 360º
VisitaVirtual à Igreja de S. Francisco
Retábulo da Arvore de Jéssé

Get Adobe Flash player

Capela da Árvore de Jessé 1718-1721

O retábulo que representa a Árvore de Jessé é adaptado de um trabalho anterior, possivelmente já existentes até o final do século XVII. A árvore, esculpida em multicoloridas folhas de madeira, em que aparecem as 12 figuras dos reis de Judá, em posição de pé, apoiado-se nos ramos de um tronco de uma árvore que se eleva a partir do corpo deitado de Jessé, tem, no topo , uma escultura da Virgem com o Menino, precedido pela figura evangélica de S. José. Nos nichos que cercam o retábulo as estátuas de Santa Ana e São Joaquim pode ser visto em conjunto com os de quatro médicos franciscanos que escreveram sobre o Imaculada.

Entalhadores : Antonio Gomes e Filipe da Silva Escultor : Manuel Carneiro Adão (Braga)
António Gomes era no seu tempo um dos mestres mais reputados, tendo deixado o seu nome ligado a algumas obras de maior vulto do Norte do país, dos finais do século XVII e inícios do século XVIII, destacando-se pela excelência da execução a do coro e cadeiral da igreja do Mosteiro de Arouca (1722) e a talha da capela-mor da igreja do Mosteiro de Jesus em Aveiro (1725).
Filipe da Silva, entre os seus inúmeros trabalhos destaque-se a talha da capela-mor da igreja do Mosteiro de São Bento da Ave-Maria do Porto (1707), que seria tida em grande apreço na sua época, e o trabalho feito em parceria com António Gomes no coro do Mosteiro de Arouca em 1722, acima referido.

iOS 360º Panorama
Planta da Igreja